domingo, 10 de julho de 2011

Mude o seu foco...


Existem pessoas que vivem querendo mudar as outras...
...meu namorado nunca tem tempo para mim! Por mais que eu me dedique, não percebo nenhuma vontade dele fazer o mesmo...
...minha chefe é muito chata! Só sabe cobrar e reclamar. Parece que não confia em ninguém...
...minha esposa só me enche o saco! A gente só briga! Sinto-me pressionado. Queria muito que ela mudasse o seu jeito. Acredito que seríamos mais felizes...
São problemas sérios?! Com certeza! E acredito que não se resolvem da noite para o dia!
Acredito também que você já deve ter tentado de tudo para fazer com que o outro mudasse! Falou coisas boas, encorajou, cobrou, etc. Afinal, você só quer o seu “bem”, não é verdade?!
Se nada do que você fez deu certo até aqui, queria te dizer... NÃO DESANIME!
Pois tenho uma dica para você... MUDE O SEU FOCO!! Pois, o modo como você vê os outros pode ser parte do problema!
Você já usou óculos?! Eu os uso desde os meus treze anos! O mundo para mim fica bastante complicado de se ver quando estou sem eles. Tudo fica embaçado, enquanto que, para outros, não! Estamos vendo a mesma coisa, porém, de modos diferentes! O que faz com que isto aconteça?! As lentes que usamos para enxergar tudo o que se encontra ao nosso redor. Elas influenciam o nosso modo de interpretar a vida!
Quando aprendi isto, comecei a perceber que não adiantava mudar as pessoas com quem convivo para ser feliz. Antes, precisava mudar, primeiramente, a nós mesmos! Para que isto aconteça, é preciso compreender como vemos o mundo e o nosso coração, pois o modo como vemos a vida e tudo o que acontece conosco esta diretamente ligada com quem nós somos.
Quando sabemos quem somos é muito mais fácil reconhecer as coisas boas dos outros, como aceitar os seus erros, pois somos cientes também de nossas fraquezas e virtudes. Quando não temos esta percepção a nosso respeito, fica muito mais fácil de julgar os outros e dar “dicas” super produtivas.
Deixe isso de lado! Saiba que quanto mais você insistir em apontar os erros e só reclamar de que o outro não muda, mais esta atitude irá colaborar para que tudo fique pior!
Ao invés de ser o(a) “chato(a)”, seja alguém capaz de envolver aos outros com palavras de motivação, entusiasmo, amor, aceitação, etc. Tudo isto irá gerar uma energia muito positiva que irá atrair a todos. Seu namorado, sua esposa, seu funcionário, enfim, todos irão começar a olhar diferente para você! E deste modo você irá, com seu novo modo de se portar, influenciá-los e não, afastá-los de você!
Somos o que fazemos!!! Se você faz o bem, então tudo ao seu redor será bom, mas se a única coisa que você faz, é colocar alguém para baixo, julgar suas atitudes, etc., saiba que o tudo o que esta plantando apenas lhe trará frutos amargos...
Quer fruto da paz, alegria e felicidade? Abra mão das suas vontades e comece a ouvir àqueles que você considera importante em sua vida. Como falei antes, as coisas não irão mudar em 24hs, mas com certeza, com o tempo, não tenho dúvidas de que você irá colher bons frutos. Lembre-se sempre...
A felicidade é muito mais um modo de ir do que um lugar aonde se quer chegar...~
Sendo assim, deixe de reclamar da vida e faça a sua parte...
Mude o seu jeito de ver o mundo!!!
Mude o seu foco!!!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A roda arranhada...


Semana passada voltando para casa de madrugada, cansado e apressado pra cair na cama, acabei fazendo errada uma manobra que faço todos os dias. A calçada daqui de casa tem uma “maldita” ponta e para que não danifique o carro é preciso abrir um pouco na hora de entrar, mas quem disse que me lembrei disto?! Resultado: Acabei lascando a roda! Que raiva eu tive!!! Fiquei muito chateado, pois eu sabia que existia aquela “ponta danada”, mas estava certo de que nada poderia acontecer, afinal, fiz esta manobra diversas vezes!
Porém, depois que a raiva passou, parei um pouco para pensar sobre o que tinha acontecido. Como foi bom ouvir a voz do Senhor por detrás do que aconteceu.
Sabe...Passei por muita coisa ruim alguns anos atrás, me decepcionei com algumas pessoas, fiz alguns maus negócios e cheguei ao fundo do poço. Foi uma época muito difícil para mim!!! Senti-me sozinho e desamparado. Havia perdido todas as minhas “muletas”, fossem elas relacionais, financeiras, etc. Só me restou recorrer ao Senhor! Ah... Como é fácil ser cristão quando as coisas estão ruins. Freqüentamos reuniões de oração, vigílias e encontros, vamos à missa ou ao culto, quase todos os dias, sempre esperando encontrar as respostas para os nossos problemas e dúvidas, bem como, conforto para as nossas almas atormentadas pela ansiedade, solidão e outros sentimentos que nos consomem. E foi isso que fiz!
É certo que não devemos buscar ao Senhor pelo que Ele pode nos oferecer, mas sim, por quem Ele é! Mas quando estamos no aperto, não pensamos nisto! Felizmente, independente disto, o Senhor nos olha sempre com amor...
Durante este deserto, Ele me ensinou muita coisa que me levou a amadurecer e a me tornar uma pessoa melhor. Com o tempo, os ventos começaram a mudar e se tornaram favoráveis. Nestes últimos anos, muita coisa boa aconteceu! Fiz novas amizades, bons negócios, etc.
E é aqui que o bicho começou a pegar! Pois, se antes procurava ao Senhor para que Ele me ajudasse, agora, já não tinha mais tanta necessidade disto! As coisas estavam começando a ficar boas, deste modo, não tinha tantos motivos para continuar freqüentando os estudos e as reuniões com o mesmo afinco, ou participando dos outros eventos. Já não tinha mais tempo para isso! Voltava a cometer os meus erros do passado.
E ali, olhando para roda arranhada pensei... Não é fácil ser cristão quando tudo está bem! Muita coisa aparece para desviar nossa atenção! Já não há mais lutas ou obstáculos...
Não há mais motivos para manter a forma, pois não temos mais que batalhar! Baixamos nossa guarda, confiantes de que nada poderá nos atingir.
E crentes de que “somos bons” deixamos de dar ouvidos àquele que outrora no corner do ringue de nossas vidas, nos direcionava, motivava e apostava em nós, mesmo quando ninguém mais acreditava...
Voltamos a percorrer as mesmas estradas que um dia nos desviaram do caminho do Senhor...
Realmente, procuramos muito mais a Deus quando as coisas estão mal...
E assim, como um balão que cresce a cada sopro, permitimos que a vaidade viesse a inflar os nossos corações de orgulho, revelando o nosso lado oculto. Que assim como um carro em alta velocidade, faz diversas manobras arriscadas numa estrada molhada que cruza o mais profundo abismo de nossa alma.
Aquela roda, agora marcada, me fizera recordar de tudo o que Deus vinha fazendo por mim. Que deveria aproveitar todas as coisas boas que ele tem me concedido! Porém, sabendo compartilhar com os outros, sendo uma pessoa melhor e permanecendo fiel, principalmente agora, pois caso contrário, se começar a deslizar aqui, com certeza, cairei novamente nos mesmos erros e não irei querer ver o chão...´
Sendo assim, estejamos sempre prontos para ouvir ao Senhor!Ele fará uso do quer for necessário para que o escutemos, mesmo que seja atravé das coisas mais bobas como uma simples roda arranhada...