domingo, 13 de março de 2011

O culpado sou eu...


















Já faz algum tempo desde que assisti “Um Sonho de Liberdade”. Um filme que conta a historia de Andy Dufresne (Tim Hobbins) que tem sua vida mudada quando acaba na prisão por ter assassinado sua esposa. Detalhe: ele é inocente!
Na prisão ele acaba virando amigo de Red (Morgan Freeman), e deve utilizar sua habilidade nos negócios para sobreviver em um ambiente hostil e suportar as injustiças. É um filme incrível e para mim, a melhor parte é quando Andy, faz com que Red prometa que, caso ele consiga sair da prisão, irá a um lugar em particular. Mas para Red, sair da prisão era algo inconcebível. Já fazia quarenta anos que ele se encontrava ali dentro. E o que antes era uma prisão, com o tempo, acabou se tornando o seu lar. Ele já não se imaginava fora dali! Antes um jovem que cometeu um erro, agora, um velho que não tinha menor idéia do que fazer com a liberdade que poderia lhe ser dada.
E é exatamente isto que acontece perto do final. Ele sai da prisão, onde conhecia a rotina, as pessoas e o que era esperado dele e se encontra agora no mundo, sem família, sem amigos, pensando apenas o que fazer para voltar para o lugar onde ele achava que pertencia!
Ele tinha medo!!!
Medo das circunstâncias, das duras mudanças que eram necessárias, de acreditar em si mesmo e, principalmente, ele tinha medo de sonhar!!!
Sonhar com uma vida melhor, sonhar em viver plenamente, ousando desbravar novos caminhos e quem sabe, com isto, encontrar o que tanto procurava!
Assim como Red, existem momentos em nossas vidas que nos encontramos diante de difíceis situações e decisões! E a pergunta que vem é: O que podemos fazer?!
Podemos desistir e esperarmos com que a morte dos nossos sonhos bata a nossa porta ou podemos dar o primeiro passo para uma nova jornada!
A jornada que somente uma pessoa livre do seu passado pode viver e sentir!
Uma jornada para a liberdade!!!
Somente quando somos libertos dos grilhões que nos prendiam, é que podemos reconstruir a nossa vida, recomeçar a nossa história e encontrar dentro de nós o mais precioso tesouro que alguém pode ter.
O sentimento de que você é alguém importante para Deus e para si mesmo!!!
Quando não sabemos o nosso valor, deixamos com que as mentiras se instalem e que a raiva de tudo e de nós mesmos, cresça continuamente, como ervas daninhas que vão minando a beleza do mais verde jardim.
Aprenda a olhar as circunstâncias com os olhos do Senhor!!!
Não são elas que determinam o nosso estado de espírito! Sendo assim, não se culpe todos os dias pelas coisas ruins que acontecem! Quer recomeçar sua vida!?
O primeiro passo é pedir perdão a si mesmo!!! Nada acontece por acaso, provavelmente, podemos ter contribuído com a situação pela qual estamos passando. Sendo assim, se livre desse fardo. PERDOE-SE!
Em segundo lugar, peça ao Senhor que lhe conforte o coração e lhe dê sabedoria para que você supere as coisas que esta vivendo! Isto implica tempo para que Deus trabalhe em sua vida! Tudo precisa de um período para amadurecer. Por isso, não se assuste ou acredite que nada irá mudar, caso não aconteça da noite para o dia! Só tenha discernimento para avaliar se as sementes que você plantou começarão a brotar. Se nada mudar, ao menos você saberá que fez a sua parte!
Por fim, independente de qualquer coisa, não tenha medo!!!
Pois no medo não há perdão, não há amor e, consequentemente, não há cura!
Sendo assim, confie que o Senhor tem o melhor para você, pois como a Sua Palavra mesmo fala, seus planos são de paz e vida!!! E não há nada que o Senhor não seja capaz de restaurar, seja seu relacionamento, seu emprego, seu casamento ou sua vida!
Nada é impossível para Deus!
E também, não se esqueça de confiar em si mesmo, para que possa se levantar e prosseguir depois da queda, sem jamais olhar para trás!
Devemos sempre seguir em frente!
Caso contrário, viveremos em todo tempo, ruminando o passado, trazendo constantemente à tona o que deveria se encontrar no mar do esquecimento de nossa existência!
Lembre-se...
Não haverá outro culpado a não ser você pelas suas escolhas...

Naquele que ilumina os nossos caminhos e guia sempre os nossos passos!!!

Um comentário:

Flaviana disse...

mto boa! a questao eh q escolhas inclue tb assumir a responsabilidade dos seus erros e acertos...
dificil se assumir culpado de uma vida sem sentido!