domingo, 17 de maio de 2009

O centro de nossa existência...


Triste é a vida vivida pela metade...é como viver envolto na mais assustadora tempestade em busca de um porto seguro onde possa se refugiar...porém, quando compreendemos quem nós somos, percebemos Deus acalmar as águas e um paraíso surgir em meio ao outrora revolto mar...
Recentemente li um comentário bastante interessante à respeito da capela de Assis, na Itália, onde São Francisco viveu no séc. XIII. A Capela central foi preservada de forma que os visitantes possam experimentar esse local exatamente como São Francisco o fez. É como voltar no tempo. Esta se encontra no centro de uma construção muito maior e mais ornada, construída centenas de anos depois da morte de São Francisco. São colunas majestosas, enormes tetos de catedrais e uma série de tributos da igreja a São Francisco. Porém, é interessante perceber que, por mais adornada que o exterior esteja, é no interior, na capela original que encontramos a razão de tudo isto existir.
A capela original representa o nosso espírito, um lugar de verdade e contentamento. A construção ao redor, somos nós e nossas prioridades. Uma vida vivida pela metade, como menciono acima, é aquela na qual não conseguimos compreender quem nós somos, quando não atingimos o pleno conhecimento da razão de nossa existência que jaz no nosso interior. A vida vivida pela metade limita-se exclusivamente à aparência exterior e a tudo que compreende este mundo. É tudo aquilo que envolve a nossa vida, nos levando a estar fora do centro da vontade de Deus, onde reside o contentamento. Às vezes até sentimos a possibilidade de uma experiência mais profunda com o Senhor, mais rica e proveitosa, mas de alguma forma, continuamos a nos debater no barco de nossas vidas em meio ao mar revolto de nossa existência, vislumbrando a distância, as bênçãos de uma vida centrada na pessoa de Cristo, tal qual o que as pessoas que visitam esta pequena capela sentem ao estar em seu interior.
Quando formos capazes de compreender de quem nós somos, iremos experimentar a paz e a alegria que reside na promessa do Senhor feita à mulher samaritana, onde rios de água viva fluirão do nosso interior (Jo 4),contudo, precisamos abrir mão de nossos planos, como Jesus mesmo afirma: “(...) todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo” (Lc 14.33).
Podemos chegar ao paraíso que Jesus tem reservado para nós, abrindo caminho através desse espantoso oceano, desde que o tenhamos ao nosso lado durante toda a travessia. Então, apenas ouça hoje o chamado de Cristo: “ Se vós permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito.” (Jo 15.7). Exalte o Senhor em sua vida, deixe com que as pessoas vejam Cristo através de você. Então saberás que uma vida pela metade não é para você. E quando isto acontecer, você se sentirá realizado no trabalho, na família, na vida inteira.
O que o seu coração implora para você fazer hoje? Que paraíso no oceano de sua vida você quer encontrar? Ouça a voz do Senhor e busque sua vontade e ao invés de dizer para o mundo: “Estou triste, pois somente vivi pela metade”.Ao invés disto você afirmará: “ Estou em paz...não tenho medo...estou no paraíso...sei quem eu sou!

Marcus Aranha

Nenhum comentário: