segunda-feira, 30 de abril de 2012

Um lição do Bob Esponja...

Hoje cedo assisti a um episodio do Bob Esponja...Não é impressionante que nada deixa o Bob Esponja chateado?! E o mais incrivel de tudo é a amizade que ele tem por Patrick, apesar de todas as suas limitações. Isto me fez pensarnas sutis mudanças que estão acontecendo em minha vida. Por muito tempo acreditei que era infeliz devido a tudo pelo que estava passando, pelas difíceis circunstâncias que vivi. Por muito tempo andei preocupado, abatido pelas dúvidas e incertezas. Havia me esquecido que a infelicidade é muito mais um estado de espírito, uma batalha que acontece dentro de nós, do que necessariamente, as coisas que estão acontecendo ao nosso redor. Assim, ao invés de tomar as rédeas da minha vida, depositava em outros, por fazerem ou não algo que me traria alegria, a razão da minha felicidade. Colocava, deste modo, a culpa em quem não merecia ou esperando demais de alguém. Quem estava errado? Seriam os outros, por não me concederem a atenção que esperava, por não fazerem o que eu queria ou seriam os meus pensamentos, os anseios do meu coração por depositar em outros a esperança da minha felicidade? Assim, coloco-me hoje mais perto do espelho da minha existência e me vejo enxergando coisas além das aparências. Percebo o quanto o meu modo de ser estava me fazendo infeliz. Eram coisas que não percebia na minha totalidade. “O inferno é o outro” afirmava Nietsche, mas percebo que não, “o inferno sou eu mesmo” quando não assumo a responsabilidade pela minha vida, pelos meus sentimentos, quando não quero ver os meus erros, avaliar minhas atitudes etc. Jesus afirmou que haviam coisas a serem vistas em nosso coração, pois é lá que tudo adquire vida...as emoções, projetos, planos, sonhos...enfim, quem nós somos.Assim sendo, não se sinta frustrado se, neste exato momento você parar para se ver diante do espelho de sua vida e descobrir que na maior parte do tempo você é alguém que as pessoas evitam, ou que falam de você na sua ausência. Olhe para o mundo e veja que isso é normal. São as encenações dos nossos dias nas quais a maioria das pessoas vive atuando. Deixe tudo isto de lado e se volte para você! Reconhecer que tudo começa com você é o primeiro passo em direção as mudanças e a plena realização como pessoa. Livre-se dos pensamentos errados, “pré”conceituosos, orgulhosos, egoístas, fúteis etc. Se olhe no espelho, cara a cara, e busque discernir sua essência e sem medo da resposta, decida ser livre de tudo aquilo que não lhe faz ser alguém melhor! Não seja como muitos que não param de ruminar os mesmos bagaços de suas vidas, pagando caro muitas das vezes a um psicólogo, para ouvir as mesmas coisas sem que isto lhe leve a verdade! A de que precisa ser livre! Como?! Abrindo a porta de sua vida para os outros. A melhor terapia para ser feliz é voltar-se para os outros...Quem se esquece um pouquinho de si mesmo e olha para o que esta acontecendo ao seu redor, deixando de lado a sua autopiedade, ficará curado dos seus medos, dúvidas e incertezas enquanto limpa as feridas e cuida das angustias dos outros. Porém, se você insistir em só querer cuidar de si mesmo e dos seus “problemas” como se fosse o centro das atenções, me desculpe, mas jamais irá ficar curado dos seus traumas, indecisões ou qualquer outro sentimento negativo. Digo isto porque, enquanto continuarmos olhando para o espelho de nossa existência e a luz de Deus não refletir na vida de outras pessoas por meio de nós, seremos sempre infelizes! Transforme a sua auto-vitimização em ação pró ativa em favor de VOCÊ!!!PRATIQUE O AMOR E CURE O SEU CORAÇÃO!!! DESCOMPLIQUE-SE!!!

Nenhum comentário: