terça-feira, 17 de junho de 2008

A Galera do Memê - Anti-heróis do Reino


A fumaça dos sacrifícios subia em direção aos céus. Os sacerdotes, os heróis do Templo, como há muito tinham sido orientados, prosseguiam com os ritos cerimoniais, concentrados na disciplina e na tradição que há mais de séculos haviam sido passadas de pai para filho. Era algo quase que mecânico, uma máquina envolta pelo o ativismo, que bem lubrificada, mantinha-se fiel às tradições. Era algo intenso.
O povo estava presente, mas e os seus corações e mentes, onde estavam? Era percebido por muitos a insensibilidade, injustiça social e indiferença para com os pobres, estrangeiros e viúvas, mas porque o povo permanecia cego diante de tanta opressão?
Segundo a palavra, como em toda história de super-herói, Deus, extremamente desgostoso com a observância religiosa externa, praticada sem sinceridade de coração, sem compromisso com a justiça social e compaixão pelo o mais pobre e mais fraco, levantava um anti-herói. O profeta!
Vejamos um exemplo deste reino em ação, um típico cavaleiro de Deus:

“Já não suporto mais os seus gordos carneiros, nem o sangue dos animais que vocês me oferecem. Para que servem o sacrifício, se vocês nem sentem tristeza quando pecam? O incenso que vocês queimam para mim, cheira mal. Suas festas religiosas – a lua nova e o Dia do Descanso, os seus jejuns – não passam de grosseiras mentiras! E não há nada que Eu odeie tanto quanto uma religião fingida! Eu não agüento mais todas essas festas. Eu sofro com elas. Já nem posso olhar para essas cerimônias! De agora em diante, vocês podem orar com as mãos para os céus, mas Eu não vou atender! Podem fazer muitas orações, mas Eu não ouvirei nenhuma delas. E sabem por quê? Porque vocês todos são assassinos! As suas mãos estão sujas com o sangue das suas vítimas inocentes. Vamos, limpem-se de seus pecados! Limpem-se!Não quero mais ver vocês fazendo todas essas maldades, parem de uma vez de fazer o mal! Aprendam a fazer o bem, a ser honestos e a ajudar os pobres, a lutar pelos direitos dos órfãos e defender a causa das viúvas .” (Isaías 1:11-17).

Os sacerdotes, heróis do Templo, tinham as credenciais, tinham o traje de herói, se portavam até como tal, mas se deixaram levar pelos ritos e cerimônias que valorizavam aquilo que eles, internamente, deveriam ser, mas que apenas externavam. Já os profetas, os anti-heróis, não tinham credenciais, nem traje com capa de superman. A única coisa que os diferenciavam era algo singular, uma espécie de paixão pelos fracos e oprimidos e uma compreensão viva da palavra de Deus que os tornavam heróis autênticos. Porém, como era de se esperar, uma vez que sua missão era o de mudar a ordem estabelecida, suas vidas, atos e palavras provocavam o maior tumulto! Ou vocês não estão lembrados do Superamoroso Oséias que casou com uma prostituta, ou do grande rebelde Ezequiel, Grande Hippie, que além de fazer um protesto público nu, ainda comeu merda? Isso sem levar em conta o mais punk de todos, Elias, Mr.Pancada, que além de ter dado um “hadouken” no cordeiro diante de todo o povo, desceu o cacete nos sacerdotes de Baal que estavam desviando o povo da verdade, matando a todos.
Estes e outros anti-heróis deram início a um tipo de movimento revolucionário, que seria mais tarde conhecido como o “Reino”. Era uma turma que não se deixava intimidar por nada. Estavam sempre envolvidos em atos públicos e em ações que externassem a mensagem que desejavam proclamar. O grande líder da galera do “Reino”, assim como muitos da turma, não era um sacerdote legítimo no sentido tradicional. Não possuía as credenciais para o sacerdócio da linhagem de Arão e acima de tudo, era dado a uma festinha e um vinhozinho, sempre no meio dos piores elementos segundo os heróis do Templo, mas foi o maior de todos anti-heróis, o maior de todos os profetas, surgindo da obscuridade com uma mensagem chocante, perturbadora e inflamada! A mensagem do Reino! Mensagem essa que poderia ser atraente para os mais fracos e oprimidos, mas que, com certeza, tirava do sério a galera da situação, para quem a ordem atual estava ótima, visto as regalias e oportunidades da máquina da religião gerar lucros que, por sinal, estava indo de vento em popa, com o câmbio sempre favorável e a compra e venda de animais em alta! Putz! Fico até imaginando o que os heróis do Templo devem ter pensando quando Jesus apareceu, enchendo o saco deles desse jeito, principalmente, quando armou o maior barraco, derrubando os pontos dos cambistas, que eram associados dos heróis do templo, descendo o cacete com um chicote na mão, mais parecia a pré-estréia do filme do Indiana Jones, se não fosse pela quebradeira e bicho correndo solto. O Greenpeace teria feito a festa! Alguns podem até ter pensando que estavam em copa no meio de mais um arrastão. Com certeza os sacerdotes devem ter comentando uns com os outros: “O cara tá sempre metido com todo tipo de gente, veio lá da Galiléia, aquele antro de gentios, mói de gente que não presta, de onde nada de bom pode vir, nos chama de hipócritas,dizendo que se alguém quer entrar no "reino dos céus" que sua justiça tem de ser maior do que a nossa, mas de noite, ta aí, metido a beber e comer com tudo que é bandido, coletor de imposto, prostituta e marginal. Depois de tudo isso, ainda arma uma muvuca dessa aqui!!! No nosso templo!!! Filho...!!! Esse cara o maior arruaceiro, impuro e dissimulado que já vimos,quem é ele pra falar mal de nós, os heróis do Templo, os grandes sacerdotes, nos chamando de um bando de hipócritas e oportunistas? Nós temos que quebrar esse cara no pau!!! Vamos matar esse herege de uma figa!!!”
Jesus, O Messias, conhecido pelos mais íntimos como “Memê”, pois curtia estar com aqueles que O amam, que procurava trazer pra perto de si todos aqueles que o "Templo" dizia serem pecadores e impuros e se relacionava de um modo maravilhoso com esse pessoal que não dava em outra, você via essa turma mudando seus pensamentos, modo de vida, etc. Memê chegou proclamando que poderíamos ter uma vida completamente diferente da que estávamos vivendo, uma vida plena e abundante, interagindo de um modo íntimo com o Todo-Poderoso e com ele mesmo, o grande “Xavier” dos profetas.
Memê, demonstrou à todos que queriam fazer parte do “Reino” que bastava aceita-lo como mestre e que se arrependessem dos seus caminhos, considerando assim, a possibilidade de estarem no caminho errado, passando a considerar um outro novo caminho, revendo a própria forma de pensar e ver as coisas. De maneira que suas vidas se tornassem significativas, não só para si mesmo, mas, principalmente, para os outros.
Quando isso acontece, faz com que estejamos mais preocupados em assistir os outros em suas necessidades físicas e espirituais, como todo verdadeiro super herói, ao invés de estarmos preocupados em partimos para o céu. Paulão mesmo já dizia que queria partir para o céu, mas por amor, via que era vontade do mestre que ele ficasse para ensinar, orientar e confortar os mais fracos.
É fato que, Jesus mesmo disse que se uma árvore cheia de folhas, por mais bela que fosse, porém sem frutos em ações, que deixasse de amar aos outros, não só o do seu grupinho, mas o que verdadeiramente, precisam dela e, em vez disso, passasse a julgar, se tornando insensível, que essa pessoa de modo algum era da “galera do Memê” e que sua fé seria inútil, ou seja, ele seria apenas mais um herói do Templo, um herói de mentira.
É nestas horas que me pergunto: Sou um herói de mentira?
Se não sou, não preciso esperar que qualquer coisa aconteça! Posso começar a viver de verdade, tendo um estilo de vida que reflita o caráter do “Reino” em meio às pessoas que carecem de auxílio. Se não for assim, se eu apenas me vejo como membro de um seleto grupo, levado por um conjunto de regras e rituais, tô mais pra cheirar incenso do que viver o que Jesus tinha para mim. Toda essa minha vida religiosa, de comunhão com meus irmãos, etc., não passaria de uma viagem! Talvez seja a este tipo de religiosidade que Marx se referia quando disse que a religião é o ópio do povo! E todo mundo sabe como termina a viagem de um drogado, independente da droga que ele ta usando! Ao invés de uma vida diária disponível a todos, perderei os “poderes” do Reino e esse não mais atuará em mim.
Então, de que grupo você faz parte? Dos heróis do Templo ou dos anti-heróis do Reino?
Estamos falando de um novo estilo de vida, uma nova vocação, centrada na prática da mensagem do Mestre, faixa preta e sensei, Grande Memê!!! Ele esta no centro do tatame e coloca o desafio da seguinte forma pra você: Como meu discípulo, se aprende a obedecer a tudo o que Ele lhes ordenou...assim como eu obedeci, tá ligado?!(Mt 28:18-20). Pronto para a mudança? Pronto para seguir Jesus todos os dias durante todos os dias de sua vida? Pronto para abrir mão de suas prioridades e vontades? Pronto para deixar de “mamar” leitinho e comer alimento sólido?!
Se sua resposta for sim, bem vindo ao Reino brother!!!

Deus o abencoe na boa e firme no Reino!

terça-feira, 10 de junho de 2008

Antes de Partir...









Você já pensou em viver a vida?
Mas vivê-la plenamente, sem ter do que se arrepender
Sem ter mais nada a acrescentar
E quando aos 80 anos enfim chegar...
Olhar para trás e ver que muitos erros veio a cometer
Que muita das coisas que fez, trouxeram lágrimas aos olhos e que te fizeram sofrer
Dor que percorreu o teu coração por um tempo
Mas que logo cedeu espaço para a alegria que, fruto das experiências, veio a brotar
Deixar um pouco de lado a correria da rotina louca que tende a nos sufocar
Perceber que nada é perfeito, então por que não relaxar?
Estar mais na companhia de quem tanto amamos. A vida é curta!
Quero ir aonde nunca fui e novos lugares conhecer.
Quero continuar a me alegrar na companhia dos meus amigos ao invés de ficar triste e sozinho
Brinque mais, sorria mais!!! Que suas rugas sejam no futuro fruto dos sorrisos e não da preocupação.
Sorria sempre!!! Um sorriso faz mais amizades do que você pensa!
Quero sentar no final da noite à beira mar e apenas contemplar um novo amanhecer
Quero comer uma, duas...três trufas!!! Sem com o peso me preocupar...
A quanto tempo você não faz isto?
A quanto tempo você não sai da dieta com medo de uns quilinhos a mais?
Preocupado com sua saúde ou com a opinião dos outros?
Mude seus hábitos, por que devemos levar a vida tão a sério?
Quero sentir, estar em contato com pessoas que estejam a sorrir
Deveríamos sentir prazer em viver
O maior tesouro que teremos quando a velhice a nossa porta bater
Serão os bons momentos que viemos a ter
Horas investidas ao lado dos nossos amigos e familiares
Retribuídas com sorrisos que aquecem o nosso coração
Que nos tocam a alma...
Pequenos momentos que definem o verdadeiro sentido da vida
Não pense que sou tolo! Também quero alcançar o sucesso
Também quero andar de SW4 ou você pensa que prefiro andar de ônibus?
Mas também quero sentir prazer em olhar para trás
E perceber que não vim a desperdiçar o melhor presente que Deus poderia me dar...
Minha vida
Quero que ela sirva de exemplo para outros em sua jornada
Sentimento de ter sido plenamente vivenciada
Boas lembranças que levarei comigo quando partir...
É assim que desejo me lembrar de quem eu fui quando novamente estiver na presença do meu criador...
E você?

Que Deus abençoe a todos os que lerem este texto!!!

Marcus

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Segura a "onda" e espera!!!






"Já se fazia muito tempo em que Sara esperava pacientemente pelo filho que Deus lhe havia prometido, Todo o enxoval havia sido comprado, o berço novinho se encontrava guardado no quarto já todo decorado para o futuro herdeiro de Abrão. Quanta alegria permeava aquela casa. Mas, algo acontecia que não estava nos planos de Sara. Onde estava o filho que Deus havia prometido que não nascia? Por que a demora? O que estava acontecendo que Sara não podia compreender?

Finalmente, quartoze anos após a promessa, quando as esperanças haviam desaparecido, o berço já se encontrava envelhecido, o quarto cheio de poeira e com a sua mobília depreciada, quando a menção ao filho prometido trazia lágrimas e longos olhares para o céu silencioso que Deus visitou aquela casa e disse que ambos deveriam escolher o nome do seu filho. Abrão e Sara devem ter se entreolhado e tido a mesma reação da primeira vez: riram um com o outro. Eles riram, pois era bom demais o que estava acontecendo e por que aquilo há muito podia ter acontecido.

Eles riram, pois haviam perdido a esperança e a esperança recuperada é sempre motivo de riso antes de se tornar realidade. Eles riram de felicidade porque é isso o que fazemos quando alguém nos diz que podemos fazer o impossível. Eles riram muito com Deus. Deus havia presenteado uma mulher estéril com o que mais lhe é precioso, um filho. Deus havia transformado aquela família ao longo dos quartoze anos em que não se cumpriu a promessa. Sara havia aprendido a confiar e a esperar no Senhor. O seu amor por Deus e por seu presente era imenso. Quão grande foi o presente de Deus para Sara e Abrão naquela noite..."


É engraçado como as coisas acontecem...Na semana que se passou, tive a oportunidade de conversar com alguns amigos e perceber que todos nós estamos a passar por lutas e dificuldades que parecem que não irão acabar...Porém, em meio as adversidades, o Espírito me trouxe a lembrança a vida de Abraão, considerado pai da fé e por que não, da esperança. Mais uma vez Deus me proporcionou sentir a alegria de O encontrar em meio ao sofrimento, indecisões e lutas que estamos passando e sentir Sua mão agindo em prol de nosso amadurecimento e fortalecimento do caráter do Seu Filho em nossas vidas e aqui sinto plena liberdade em expressar os meus sentimentos e afirmar que mesmo em meio as nossas lágrimas e diante do Seu silêncio, Deus esta agindo, cuidando e zelando por cada um de nós!Tudo isto nos serve de consolo, para que possamos APRENDER as maravilhas que o Senhor tem pra todos nós, pois o que buscamos e é anseio do nosso coração, quanto ao conhecer e fazer a vontade de Deus é o que também arde em Seu Espírito. Diante disto, quero confessar que não sou de modo algum esse homem de fé tão firme...tenho meus medos, receios, desilusões, frustrações, etc. Porém, tenho me permitido APRENDER, mesmo diante das adversidades e da quebra dos meus paradigmas, a abrir mão dos meus sonhos e a confiar e esperar no Senhor, crente de que os planos de Deus são os melhores para mim...É tanto que posso perceber o Seu Espírito como um espelho refletir que não sou mais quem um dia fui...hoje, as marcas, as cicatrizes de tudo o que passei, vêm moldando-me segundo o seu querer, como Paulo afirma aos coríntios: " Mas todos nós, com o rosto descoberto, refletindo a glória di Senhor, somos transformados de glória em glória ma mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2 Co 3.18). Hoje vejo que se faz necessário o deserto pelo que estou a passar e sinto paz, pois consigo encontrar os mananciais de Deus em meio à terra seca. Assim como Abraão, preciso ter o claro discernimento do que se faz necessário sacrificar. O que hoje Deus me pede que sacrifique? O que hoje tem ocupado o seu coração e sido prioridade em relação à Deus?Tenho de ter a fé que Abraão naquele momento teve e descansar plenamente no Senhor e prosseguir para o monte certo de que, mesmo diante do sacrifício daquilo que tanto amo, que O meu Senhor é capaz de me devolver se assim for o melhor, diante de Sua vontade para minha vida, pois o modo como eu enxergo aquilo que tanto "amo" jamais ocupará o centro de minha vida, ou seja, irei amá-la do modo que Deus quer que eu a ame, percebe?
Contudo, para que isto aconteça é preciso primeiramente, confiar no Senhor, ter esperança nos planos e desígnios de Deus para nós, superar os nossos medos, nossos limites...enxergá-los como rampas de lançamento... quanto maiores eles forem, maior será a rampa e, consequentemente, maior será o impulso,projetando cada um de nós, cada vez mais alto, para o universo, onde encontraremos as respostas que procuramos, onde tudo faz sentido trazendo paz ao espírito e a felicidade que tanto almejamos para o nosso coração...E se precisarem de um empurrãozinho, estarei sempre por aqui!!! rssss

Deus abençõe!!!


Marcus

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Olhando a vida do ponto de vista de Deus...


Você já se encontrou em um momento da vida onde nada acontece? Onde a vida passa diante dos seus olhos sem que nada você possa fazer para mudar? Me sinto assim às vezes, perdido em meio aos meus sonhos e a vontade de que algo aconteça, ao menos, o que eu desejava que acontecesse. Mas tudo o que sinto não passa de doces mentiras. Mentiras que permeiam a minha mente, mas que são vazias em si. Por que vazias? Porque os planos de Deus são mais profundos do que possamos compreender. Nem sempre, o que queremos se encontra presente no coração de Deus. Tudo é assustador, mesmo assim, posso sentir sua mão guiando os meus passos, mesmo que os meus olhos não possam enxergar o que se encontra logo após a esquina dos meus sentimentos. Estou seguindo o meu coração, mesmo que tudo se mostre tão contrário ao que possa ser. Tudo acontece tão rápido. A vontade que dá, muitas das vezes, é olhar para trás, como a mulher de Ló, mas não irei fugir do que o Senhor possa ter reservado para mim, mesmo que hoje, assim como José, eu me encontre aprisionado no tempo, a esperar, simplesmente, esperar. Mas não é uma espera passiva, como muitos possam acreditar, pois José mesmo preso teve a oportunidade de decidir. Mesmo quando tudo parecia que iria desabar, ele decidiu fazer a diferença na vida das pessoas que ele encontrou na prisão, ou vocês estão esquecidos dos dois homens que foram presos a mando do faraó, seu copeiro e seu padeiro, como se encontra no livro de Gênesis no capítulo 40? Como mencionou alguém que Deus me deu o prazer de conhecer: “Enquanto o mundo se perde em erros, posso me manter sereno, sem medo, porque tenho a chave da vida em minhas mãos”. Esse era o segredo de José!! Ele possuia a chave da vida que repousa na confiança de que em Deus, tudo tem um propósito, cabendo a nós, abrir a porta do nosso coração para que Ele nos dê o discernimento necessário para decidirmos sabiamente. E foi o isto que José colocou em prática naquele dia.
Lembram como ele iniciou um diálogo com os dois? “ Por que vocês estão tristes?” (v.7) - pergunta José. Tenho certeza de que muitos responderiam: “Tá louco, Joooosé!!! Como você pergunta por quê estamos tristes? Já não basta estarmos presos??? Você deveria estar num hospício José!!!”
José enxerga as coisas de um modo diferente! José havia decidido entre o rir e o chorar, entre a esperança e o medo, entre a dúvida e a incerteza. Seus olhos estavam postados naquele que vê tudo de um prisma divino, não estavam focados nas dificuldades e adversidades que se levantavam ao longo da vida, é tanto que, mesmo depois de saber que ambos tiveram sonhos e que isto estava os incomodando, pois não havia quem pudesse interpretá-los, o que José faz? “Disse-lhes José: “Não são de Deus as interpretações? Conte-me os sonhos!” (v.8b) Como é? Conte-me os sonhos!! Quem em sã consciência faria isso novamente, pois para quem não se lembra, foi justamente essa história de “interpretar sonhos” que colocou José nesta situação (Gênesis 37:8,10,19). José demonstrava um caráter único, personalidade moldada por Deus, como uma jóia de raro valor. Ele havia decidido ser simplesmente feliz, independente das circunstâncias. Afinal de contas, felicidade é muito mais um jeito de ir do que aonde se quer chegar. E percebemos isto quando enxergamos que, enquanto a alegria de viver, independente do momento, se esvaia daqueles homens, José conseguia sentir o perfume do espírito de Deus, mesmo em meio as sombras de sua cela fria e pequena. Não vou dizer que seja fácil. Creio que por diversas vezes, José se perguntou a razão daquilo tudo esta acontecendo em sua vida, mas diferente do seus irmãos e de seu pai, sempre conseguiu enxergar o operar de Deus em sua vida, não é a toa que podemos enxergar que Deus era com José em todos os momentos de sua vida. Você já se permitiu enxergar seus problemas e situação atual de um modo diferente? Experimente enxergar do lugar onde Deus se encontra, tenho certeza de que você perceberá que tudo está no caminho certo...o caminho da felicidade e deste caminho não se tem volta...

Fica com Deus...

ps: Agradeço a Deus pela felicidade dele ter me proporcionado encontrar as palavras que eu estava precisando ouvir...é como encontrar um manancial em um deserto...a flor entre os espinhos...uma palavra amiga em meio a multidão...prazer em t conhecer AQE ...=)