quinta-feira, 18 de junho de 2009

Como é difícil voltar a malhar...




Faz alguns dias que voltei a malhar. Estava super empolgado, mas não demorou muito para sentir em meio à diminuição dos pesos e minha respiração ofegante o quanto me encontrava fora de forma. Foi engraçado e por que não dizer, doloroso, perceber como é difícil voltar à ativa depois de um tempo parado. Para minha felicidade, encontrei um amigo que também tinha acabado de retornar a malhar e ficamos ali trocando algumas idéias sobre a dificuldade que é recomeçar e disto tiramos algumas lições.
Primeiramente, podemos enxergar que há um verdadeiro descompasso entre o peso que você gostaria de levantar e o preço que efetivamente os seus músculos estão dispostos a pagar. Simplesmente não flui. Você pode ter a maior vontade do mundo, desejar com que as coisas aconteçam, mas o seu corpo, infelizmente, parece dizer o contrário. E o que acontece é que alguns questionamentos começam a brotar em nossa cabeça, tais como morangos em época de colheita.
“O que estou fazendo aqui?”
“Sinceramente não dá!!! Não tenho mais idade pra isto!”
“Poxa, esse carinha não chegava nem perto dos pesos que eu levantava, mas agora não tenho como acompanhá-lo”
Acabamos deste modo, por exigir demais de nós mesmos. Não nos perdoamos por sabermos que no passado tivemos experiências melhores e que hoje estamos tendo que fazer um esforço enorme para conseguirmos de novo a motivação que um dia fez parte de nossas vidas. Sabe aquela motivação que nos faz levantar pela manhã às 5hs da madrugada, tirando-nos de nossa caminha quentinha para irmos à academia e sermos torturados pelos nossos instrutores? Então! É desta aqui que estou falando...
Mas para alcançá-la se faz necessário que algo abrace esta motivação, como uma mãe a um filho e cuide dela com toda dedicação que puder lhe oferecer. Ato que poderíamos resumir a apenas uma palavra. PACIÊNCIA. Se a motivação é a semente que brota dentro de nós, dando-nos a força para nos levantarmos de nossa inércia, seria a paciência o orvalho que faz com que ao compasso do tempo, o desejo, a vontade, enfim, os sonhos do recomeçar se tornem realidade. É assim que recomeçamos! Mesmo depois de termos em algum momento de nossas vidas caído.
Sabemos, contudo, que levantar depois de ter caído não é fácil! É preciso superar a dor, a tristeza e tudo o mais que parece nos prender ao chão. Quem já não se sentiu assim? Quando tudo e todos nos levavam a permanecer prostrados diante das desilusões, sonhos frustrados, perdas ao longo do caminho e mesmo assim, olhar para dentro de si mesmo e afirmar:
- Preciso levantar, ficar de pé e começar mais uma vez!
Mas começar de novo é tão difícil!!!
Quando crianças, víamos a vida com os olhos de um sonhador, alimentados pelos sonhos que nos mantinham vivos, pois como se diz: “se não há sonhos, para que viver?”
Mas quando a vida apronta das suas, e os sonhos se perdem em meio ao mar do esquecimento, precisamos encontrar forças onde não mais existem.
Mas onde encontrá-los?
Só há um lugar onde podemos encontrar a força necessária para recomeçar.
Na FÉ!
Talvez seja por ter tido fé de que Deus cuidava dele, que José encontrava forças para ser feliz mesmo em meio ao sofrimento, o que nos faz compreender que não são as circunstâncias externas que definem as minhas emoções, antes a fé que habita em mim. Não é a toa que ao olharmos para a carta de Filipenses, qual tema central é a pura e simples alegria, nos perguntamos:
- Como pôde Paulo escrever a mesma dentro de uma prisão?
E a resposta é:
- Por causa da fé que nele habitava!
Homens que provaram do sabor da desilusão, que viram seus sonhos um dia padecerem diante da dura realidade da vida, mas que mesmo ante os obstáculos e adversidades se dispuseram a ficar novamente de pé. Foi fácil? Não...não foi!
Sem sonhos, mas crentes de que o Senhor era com eles, apenas se dispuseram e movidos por uma nova força, fizeram a única coisa que lhes era possível fazer. Dar um simples passo, um após o outro.
Depois da queda dos muros de Jerusalém, enquanto todos lamentavam e prateavam a sua queda, Neemias buscou ao Senhor se colocando a disposição para reconstruí-lo e tudo isto começou com um simples tijolo. Um após o outro. Dia após dia.
Sempre pela fé...
Meu corpo ainda dói. Não levanto os pesos que um dia levantei, nem consigo fazer tudo o que um dia consegui fazer. Mas continuo levantando todas as manhãs, crente de que estou semeando, por meio da fé, o que é necessário para novamente atingir um condicionamento físico melhor do que aquele que um dia tive.
E é assim que vejo a vida, pois sei que Aquele que me faz levantar todas as manhãs, é suficientemente poderoso para me ajudar a levantar e mesmo em meio às lágrimas, simplesmente, recomeçar...

E você? Onde você se encontra? Seja aonde for, saiba que o Senhor estará sempre disposto a te carregar nos ombros caso um dia você venha a cair. Tenha sempre isto em mente e jamais você permanecerá abatido, antes terá força suficiente para recomeçar...

Deus os abençoe!!!

PS: Se tiver mais um tempinho, assista ao vídeo ao lado "Testemunho de vida de Nick" Vale a pena!!! Você saberá por onde recomeçar...

3 comentários:

Unknown disse...

Você foi usado por Deus em minha vida!

Deus te abençoe cara, e que ele possa continuar te usando pra atingir a várias outras pessoas, independentemente de suas desilusões e lutas...

se você não tem um fã número 1 ainda, pode contar comigo!
KKKKKKK

Kleimer Martins e Márcio Lucena disse...

valeu pela mensagem!

Anônimo disse...

Cara, mto obrigada!!!! me ajudou para valer, parece bobo, mas estava furiosa estudando com sono, e reclamando, querendo desistir da faculdade, está difícil pra caramba, mas obrigada mesmo, pela força, Deus te abençoe