terça-feira, 9 de junho de 2009

Quando Deus parecer Distante...


Ele se escondeu do seu povo, mas eu confio nele e nele ponho a minha esperança (Isaías 8.17)

Existem momentos em nossas vidas que parecem que Deus não está presente. Momentos em que nos sentimos sozinhos, desamparados em meio à tantas adversidades, problemas e dificuldades que nos entristecem o espírito. É um vale de profundo silêncio, onde por mais que gritemos, parece que o Senhor não nos ouve. Clamamos, choramos...e Ele permanece em silêncio. Diante disto, nos frustramos e deixamos com que sentimentos de dúvida, desespero e temor se sobressaiam à confiança que colocávamos em Deus. Contudo, Deus é real, a despeito de como você se sinta. E para amadurecer esta amizade, Deus irá TESTÁ-LA com períodos de aparente separação – épocas em que se tem o sentimento de que Deus nos abandonou ou esqueceu.

Por que Senhor, tu permaneces afastado na hora do sofrimento? Por que te esconde de mim? (Salmos 10.1)

Por que me abandonastes? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia? (Salmos 22.1)

Deus não abandona você. Ele prometeu várias vezes:

Eu jamais o abandonarei ou o rejeitarei (Josué 1.5)

Deus reconhece que algumas vezes esconde a sua face de nós. Trata-se de uma parte normal da provação e amadurecimento de sua amizade com Deus.

Se vou para o oriente, lá ele não está; se vou pra o ocidente, não o encontro. Quando ele está em ação no Norte, não o enxergo; quando vai pra o Sul, nem sombra dele eu vejo! Mas ele conhece o caminho por onde ando; se me puser à prova, aparecerei como o ouro (Jô 23.8-10)

Como louvar a Deus quando você não compreende o que está acontecendo na sua vida e Deus está em silêncio? Você faz o que fez Jô:

Então prostou-se, rosto em terra, em adoração e disse: "Sai nu do ventre de minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor" (Jô 1.20,21)

Diga a Deus exatamente como você se sente.

Por isso, não posso ficar calado. Estou aflito, tenho de falar, preciso me queixar, pois o meu corção está cheio de amargura (Jó 7.11)

Como tenho saudade dos dias do meu vigor, quando a amizade de Deus abençoava a minha casa
(Jó 29.4)

Cri, por isso falei: Estou completamente arruinado (Salmos 116.10)

Isto parece uma contradição: confiar em Deus, mas se sentir destruído! A fraqueza de Davi na verdade revela uma profunda fé. Primeiro, ele acreditava em Deus. Segundo, ele acreditava que Deus ouviria sua oração. E, terceiro, ele acreditava que Deus o deixaria dizer como se sentia, e ainda assim o amaria.

Independentemente das circunstâncias e de como você se sente, apegue-se ao caráter imutável de Deus.

Ele é bom e amoroso

Deste-me vida e foste bondoso para comigo e na tua providência cuidaste do meu espírito ( Jô 10.12)

Ele é todo-poderoso

Sei que podes fazer todas as coisas;nenhum dos teus planos podem ser frustrados. (Jó 42.2)

Ele repara em cada detalhe da minha vida

Não vê ele os meus caminhos, e não considera cada um dos meus passos? (Jó 31.4)

As circunstâncias não podem mudar o caráter de Deus. Confie que Deus cumprirá suas promessas e lembre-se de que ele já fez por você.

Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele. (Jó 13.15)

Não me afastei dos mandamentos dos seus lábios; dei mais valor as palavras de tua boca do que ao meu pão de cada dia. (Jó 23.12)


Deus disse: " Eu nunca o deixarei e jamais o abandonarei" (Hebreus 13.5)

-Todas as manhãs, ao ver o dia pela primeira vez, você tem a possibilidade de dizer, "Bom dia Deus!", ou "Meu Deus, mais um dia". Qual dia você irá convidar para a sua vida? Será que os meus problemas são maiores do que o amor que Deus sente por mim?
-Quando se sentir triste ou com vontade de desistir, pergunte a si mesmo: "Quem realmente quer ficar perto de mim quando estou deste jeito? Eu gostaria de ficar? Onde está o sorriso?Mude seu estado de espírito! Pense no que Deus fez e continua fazendo por você!!! Agradeça a Deus por tudo o que Ele lhe deu!!! Você irá perceber que todo esta tristeza irá ceder espaço para as bênçãos de Deus em sua vida...
-Anime-se. Quanto mais animado você se sentir, mais liberto estará dos seus problemas, mais alegria você atrairá para a sua vida! Enquanto os discípulos ficavam desesperados diante da tempestade, Jesus dormia tranquilamente. Por quê? (Lucas 8.22-25). Ficarei triste ou mudarei minha atitude diante da vida?

Alegre-se no Senhor...(Lucas 1.47)


Que Deus possa inundar o se coração com muito amor e a certeza do quanto Ele lhe ama, mesmo quando se encontra em profundo silêncio...

Deus lhes abencoe!
ps: para uma dra... =) pessoinha de Deus que adorei conhecer, pois traz consigo a doce alegria da amizade recém conquistada expressa em seu sorriso singular...rss

7 comentários:

Grupo Assaife disse...

Grande Marcão...
Deus lhe abencoe por essa palavra!

Luka... disse...

Maravilhoso Marcão!
Realmente temos duas opções em nossa vida num momento como esse...
lamentar ou louvar a Deus apesar das circunstâncias!
Beijo grande!!!
Que Deus continue te abençoando

Anônimo disse...

Irmão...
sei que este texto, nasceu primeiro no coração de Deus...e certamente irá edificar e levantar a moral e a fé de muitos que precisam. saudades e Deus te abençoe !!

Ivana Rafaela disse...

O melhor de tudo é ter a certeza q Deus nunca se esquece de nós... e que nos ama mesmo quando NÓS estamos realmente distantes!
Beijo grande Marcão;***

Torcedor Futebol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Torcedor Futebol disse...

Grande Marcos...texto muito bom... sabemos que em vários momentos da nossa vida nós passamos por situações que nos sentimos sozinhos, distantes de Deus, e nem sempre conseguimos ver que o amor e a presença dEle nos acompanha todos os dias... Abração meu irmão...fik c Deus...

Anônimo disse...

Justamente quando mais precisava dessas palavras. Este momento em que o Senhor parece tão distante, é exatamente o momento que estou vivendo agora e, mesmo confiando no Senhor, bate uma tristeza e um sentimento desesperador. Parece que nunca mais vou sentir a presença do meu Senhor novamente. Mas como disse o profeta Isaías: "Acaso pode uma mãe se esquecer do filho que ainda mama, de forma que não que se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que essa mãe venha a se esquecer dele, EU todavia não me esquecerei de ti, diz o Senhor."
Um forte abraço.