terça-feira, 17 de novembro de 2009

Por que é tão difícil abrir mão de roupa antiga?




Não faz muito tempo um amigo me procurou pedindo roupas velhas, sapatos ou qualquer outra coisa que eu pudesse doar para uma ação social da qual ele participava. Enrolei por alguns dias e ele sempre me cobrando pelas doações.
Fui até o guarda-roupa e procurei por algo da qual pudesse me desfazer. Mas eu ia e vinha com a mão, correndo o varão e nada de conseguir abrir mão de uma camisa se quer, mesmo sabendo que tinha blusas que eu não vestia a pelo menos um ano.
Para cada camisa havia uma desculpa que me vinha à mente, uma recordação, um momento especial, etc. Acabei separando algumas coisas, não muito especiais. Fiquei triste por minha atitude, apegado a coisas que não uso há anos enquanto que, o meu amigo se dedicava a ajudar pessoas que careciam de assistência.
Será que eu não iria precisar em algum momento de algumas daquelas camisas, mesmo que a maioria já estivesse fora de moda?!
E assim foi que percebi o quanto é difícil mudar, abrir mão de algo. Tem coisa mais difícil do que isto? Pegamos-nos diante do guarda roupa, olhando tudo o que um dia compramos, do que sentimos quando as adquirimos, de tudo enfim que vivemos quando estávamos com elas. Mas se parássemos um pouco para ver tudo o que temos, iríamos perceber o tanto de coisas que não usamos mais.
Mesmo assim, diante destes sentimentos, ainda ficamos a espera de uma nova oportunidade de as vestirmos novamente, mas enquanto este momento não vem, por que não se permitir dar uma volta no shopping? Será que uma roupa nova não seria melhor?
Se hoje você abrir o seu guarda-roupa não é deste mesmo modo que irá se sentir? Não tenho dúvidas de que você, assim como eu, irá se deparar com um monte de coisa que não via há séculos!!!
Não seria a hora de fazer o mesmo com o guarda-roupa de sua vida, limpar as gavetas do trabalho, as prateleiras do relacionamento, etc., espaços que hoje se encontram “abarrotados” de coisas que fazem parte apenas do passado e que não usamos mais?!
Quantos de nós não nos vemos envolvidos num relacionamento que já não dá mais frutos, sentimos que nos doamos demais e não temos retorno algum, que o outro não nos escuta ou quando no trabalho, não nos sentimos mais valorizados ou temos nosso trabalho reconhecido e parabenizado.
Diante disto tudo, percebemos que merecemos mais, mas quando pensamos em seguir adiante, o medo se faz presente e não conseguimos dar um passo em direção a felicidade. Preferimos a dura realidade da rotina, ao invés de arriscar algo novo que pode nos proporcionar tudo o que sempre buscamos. Sonhamos com a mudança, mas acabamos nos abraçando com o comodismo.
Simplesmente, não conseguimos abrir mão do que um dia nos alegrou ou tenha nos proporcionado bons momentos. Talvez tenha sido por isso que Deus orientou a Ló a não olhar para trás quando este se encontrava fugindo de Sodoma. Deus quer que olhemos para frente, para o que Ele quer nos dar de novo, mas não tem como Ele nos abençoar se estivermos olhando para o passado.
Olhe para frente! Deus quer lhe abençoar com um novo amor, um novo trabalho! Seja qual for a prateleira que hoje você precisa mexer, com certeza, Ele quer lhe dar algo que tenha mais a ver com você! Que irá lhe completar verdadeiramente!
Sendo assim, limpe o guarda-roupa de sua vida! Deus só pode nos abençoar quando abrimos mãos dos nossos medos confiantes de que Ele quer nos conceder o melhor. ACREDITE! Não olhe para trás...apenas siga em frente!

Nenhum comentário: