segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Quando não conseguimos dormir...


Ontem a noite foi muito engraçado para mim, aconteceu algo que fazia tempos que não acontecia...Tive insônia! Poxa...minha cabeça não parava de pensar em tudo o que tinha de fazer, nas decisões que precisava tomar, nos problemas que teria de resolver, pessoas que precisava encontrar, enfim...era um turbilhão de pensamentos que estavam me sufocando, tirando por completo o meu sono. Quanta ansiedade e preocupação!
Depois de muitas viradas sobre a cama, quando enfim me dei conta de que não iria conseguir dormir, parei um pouco e comecei a meditar nas razões de tanta ansiedade. Alguns, logo de cara, poderiam afirmar que isto é algo super natural diante da correria do dia a dia que todos nós vivemos. Não teria como não levar uma vida estressada, como hoje acontece com a maioria das pessoas. Mas por que tanto estresse? Foi então que percebi que tudo isto estava atrelado as minhas perspectivas de como seria o meu “amanhã”, afinal, não é isto a ansiedade...querer antecipar um momento futuro?! Por que não focar apenas no presente?! Não...queremos prever o dia seguinte...Deixamos de viver o tempo que nos pertence enquanto vagueamos ansiosos, perdendo o que há de mais precioso na vida...o agora! Se tudo estiver bem, em vez de nos alegrarmos, ficamos preocupados que tudo chegue ao fim...se tudo vai mal, ficamos desesperados para que tudo passe o quanto antes, perdendo as lições que a vida nos concede. Vivemos com a cabeça ocupada ou com o passado ou com o futuro. Quase nunca pensamos no presente! E quando isto acontece, na maioria das vezes, é pensando em alguma coisa que irá fazer. Esquecemos de viver O PRESENTE que Deus nos concede a cada manhã! Presente que deveria ser o fim em si mesmo, pois como dizia Renato Russo...devemos viver como se não houvesse amanhã...mas não é esta nossa realidade...o futuro é o nosso fim...planejamos, construímos, poupamos etc pensando no futuro...Não sabemos o que é viver, pois na verdade, acreditamos mesmo que incoscientemente como muitos que passam a vida poupando e planejando que a vida começa aos 40, 50, 60 anos...vivemos esperando viver...passarmos no vestibular,conseguirmos um emprego, nos formarmos, casarmos, termos uma família...enfim, em sermos felizes! Tudo é no futuro...percebe?! Por isso que trabalhamos, juntamos, fazemos seguros, planos de previdência etc...nos preparamos a vida inteira para que no futuro, se chegarmos lá, sejamos felizes. Não sabemos o que vai acontecer dentro daqui a um minuto, mas depositamos tudo no amanhã! Será?! Não que seja errado ter um plano de previdência, mas é que precisamos compreender que a vida é muito mais...
Diante de tudo isto, pude compreender que a minha incapacidade de crer que tudo dará certo amanhã, de que Deus estará sempre cuidando de mim, independente de qualquer coisa, faz parte hoje da minha vida. Quando não acreditamos nisto, ficamos com medo do amanhã e começamos a sofrer por antecipação, pervertendo nossas expectativas de realização. É perder por completo as esperanças, se dando por vencido antes mesmo de ir à luta, como se tudo estivesse contra nós, se tornando a mais pura e terrível verdade por meio da ansiedade que toma por completo o nosso coração.
Falta-nos confiança, não só em Deus, mas em nós mesmos para realizar o que temos por fazer, bem como, por tornar real os sonhos que temos guardados! Era preciso lembrar de que...
...DEUS CUIDA DE NÓS!
... QUE DEUS CUIDA DE MIM...
Isto é um convite único para que descansemos em suas mãos e confiemos nAquele que nos concede todos os dias a oportunidade de realizarmos o melhor por intermédio de nossas vidas!
ACREDITE!!! Afinal, aonde houver ansiedade, a confiança ainda não encontrou espaço para mover as barreiras que precisam ser superadas.
VIVA A VIDA!!! Pois, talvez, quando você pensar em viver, já seja tarde demais para realizar tudo o que um dia você sonhou...
APROVEITE CADA MINUTO HOJE!!!
Mas com moderação, afinal de contas...só temos uma! =)

ps. Depois de perceber o quanto Deus me ama e sentir o seu cuidado por mim, não demorou muito para cair no sono...

3 comentários:

Nathalia M disse...

é engraçado o que uma noite sem sono faz com a gente, infelizmente as pessoas vivem o hoje lembrando do passado e esperando anciosamente o futuro, e não lembram-se que o nosso passado presente e futuro esta e sempre estará nas mãos de Deus, é so uma questão de consciencia :)

Rayssa. disse...

Bombou! =D

Renata Queiroga disse...

É verdade Marcos, ACREDITAR é o segredo de tudo!
Deus cuida de mim; Deus cuida de você!
;)
Adorei!!!