sábado, 20 de novembro de 2010

As vezes é bom ser um jumento...


Não faz muito tempo estava voltando de Recife. Era meio dia e o calor estava insuportável a ponto do ar condicionado não dar conta. Estava muiiiito quente!!! Você podia ver literalmente o mormaço no ar em ondas pesadas que poderiam cozinhar um ovo na estrada em poucos minutos. E foi pensando nesta besteira que vi uma cena singular. Um jumento tranquilamente ajoelhado na pista de barro que faz parte do projeto de duplicação da BR. Não vou mentir que naquele momento o ar me pareceu mais geladinho, pois fiquei pensando – Como ele está agüentando ficar ajoelhado nesta pista de barro que deve estar torrando?! – Era literalmente um deserto!!!
E foi ali, olhando aquele jumento amarrado e ajoelhado debaixo daquele sol, sem ter nada que lhe entretece ou animasse o seu espírito que Deus me falou ao coração...
Na vida, às vezes, nos comportamos completamente diferente daquele animal. Existem momentos que somos mais irracionais do que ele, que ajoelhado esperava o seu dono para que o soltasse. Ele poderia estar lutando para se libertar, gastando todas as suas energias tentando se desvencilhar da corda que o prendia, mas em meio às diversas tentativas, ele poderia acabar se machucando e no final, cansado e abatido, se veria como um derrotado, que tentou com suas próprias forças alcançar o seu objetivo, mas acabou sendo vencido pelas circunstâncias do momento.
Quantos já não se viram vivendo algo assim?! Amarrados por um sentimento de um relacionamento falido, de um emprego que já não o motiva, de amizades infrutíferas, enfim, de ocasiões que nos prendem, nos incapacitam de prosseguir, de olhar novos horizontes, de viver novas oportunidades! Deus pode estar querendo lhe mostrar novos caminhos, seja conhecer alguém que lhe traga a verdadeira alegria que um relacionamento maduro pode proporcionar; de um ambiente de trabalho que lhe motive (funcionários motivados crescem 5X mais que funcionários que estão ali apenas pelo salário); etc. O céu é o limite para quem esta livre de amarras!!!
E por que às vezes isto não acontece. Acredito que seja pelo simples fato de que, diferente do jumento que pacientemente esperava pelo seu dono, lutamos feitos loucos, indo de um lado para outro, inquietos e ansiosos dando coices ao vento. Você chegaria perto para soltá-lo?! Tenho certeza que ninguém aqui gostaria de levar um coice!!!DEUS NÃO IRÁ AJUDAR ENQUANTO VOCÊ FAZER TUDO A SUA MANEIRA!
Não tenho dúvidas que Deus só age quando, como aquele animal que pacientemente esperava algo novo acontecer, nos rendemos e deixamos com que, no Seu tempo, Ele nos liberte. Porém, como disse anteriormente, não lute, não se entristeça, não se desespere! Procure antes colaborar com os planos do Senhor para sua vida, por mais estranhos que possam parecer. Se queremos viver algo novo, temos de estar abertos a novos caminhos! Lembre-se de que colhemos, inevitavelmente, tudo aquilo que semeamos. Se estamos sofrendo, é porque estamos colhendo os frutos amargos que um dia plantamos no passado. Então por que insistir em plantá-los novamente?! Plante novos sonhos, planos, desejos, amizades e um verdadeiro amor, para que você possa colher num futuro próximo doce frutos de alegria e felicidade.
Hoje, sempre que me vejo vivendo algo complicado, me lembro daquele jumento na estrada. Lembrança que me traz ao coração a certeza de que sou responsável pelos meus pensamentos, atitudes e o caminho que irei escolher. Só posso responsabilizar a mim mesmo pelo que irei colher. É fácil?! Não...Não é! Mas não se deixe abater!!! Existem certas coisas que não são resolvidas do dia para a noite, porém, um passo de cada vez!!! E se cair de novo, não se deixe abater! Não fique desanimado!!! Recomece quantas vezes for preciso e que a luz que habita em seu coração ilumine os seus caminhos. Mantenha sempre acesa a chama da fé!!! Tudo vai melhorar!!!

4 comentários:

Kleimer Martins e Márcio Lucena disse...

Ótimo texto! parabéns

Eu, Dona de casa disse...

Muito bom.
Mas eu fiquei com pena do pobrezinho do jumento.
Nós destruímos o mundo, mas temos direito ao ar condicionado ... e ele? :)

O texto está ótimo, e nos traz à uma boa reflexão sobre nossas atitudes frente às mais diversas situações.

Beijo!

Anônimo disse...

Você tem uma veia cômica muito interessante... Prende o leitor com a brincadeira para depois passar a mensagem que queres passar.. Adorei!!!!

Anônimo disse...

Muito boa a reflexão Marcus. Eu também quero ser como aquele jumento!

Grande abraço!
[]'s
George.