domingo, 20 de fevereiro de 2011

Criando Raízes...



Esta semana, enquanto voltava de Salvador, me coloquei na janela do avião e fiquei a admirar a paisagem...
Foi uma da poucas viagens em que me permiti olhar para o mundo lá fora. Na maior parte do tempo, leio um livro ou escuto uma música. Mas desta vez, olhei para baixo e tive condições de, ao invés das brancas nuvens que sempre me privaram a visão, poder enxergar a beleza da terra firme. E o que vi, foram imensas plantações de cana de açúcar a perder de vista!
Juntas, uma ao lado da outra, você não tinha como ver o solo. Era um grande mar verde que se estendia até o horizonte! Como se não houvesse nada mais do que aquela plantação. E que, daquele ponto de vista, parecia ser algo único, apesar de sabermos quão frágil é uma cana, principalmente, se ela estiver quebrada.
E assim somos nós! Fracos e quebradiços quando estamos sozinhos, mas fortes e inspiradores quando unidos! Isto é fazer parte de um grupo!
Quando olhamos para algumas pessoas que não compreendem a importância de saber cultivar este espírito de unidade, que não souberam valorizar as amizades, preocupados apenas com os seus próprios interesses, posso imaginar uma cana quebrada à beira do rio. Um tronco de vegetação que um dia foi firme e esbelto, mas que hoje pode se encontrar sozinho, curvado diante das lutas e dificuldades, prestes a ser levado pela correnteza das circunstâncias.
Conheci pessoas ao longo da minha vida que se preocupavam apenas consigo mesmo, incapazes de olhar para o lado! Alimentaram a inveja, o rancor, a mágoa, o ódio e outras sementes, através de discórdias, desavenças e discussões. Poucos conseguiram alcançar as suas metas, mas a que preço?!
Porém, quando penso nisto, me lembro das verdadeiras amizades que foram construídas nestes últimos quinze anos. Passo muito tempo sem vê-los, mesmo assim, quando nos encontramos, é como se fossemos aquela imensa plantação! Não há distinção!
E o que nos mantém unidos é este sentimento de “pertencer a algo” que nunca se rompe! Uma conexão ao outro que não pode ser medida, apenas vivida em cada momento!
E como isto anima o meu espírito! Pois me liberta da auto-importância e qualquer sintoma de orgulho que possa querer encontrar espaço dentro de mim.
Permito-me que minha vida atraia mais alegria e amizades!
Mas e você?! Como tem se visto ultimamente?! Seria você uma cana quebrada?!
Alguém que estava firme e orgulhoso, enraizado no solo de sua autoconfiança, mas que se viu sem norte diante de algo que o surpreendeu...
Você se quebrou...
Pelas inimizades que cultivou...
Pelas palavras ásperas que proferiu...
Pela inveja e ciúmes...
Pelas dissensões que construiu...
Pelo seu orgulho...
Pelos seus próprios fracassos...
E o caule que um dia foi firme, hoje se encontra sozinho e curvado...
Se é isto o que você tem experimentado.
Mude sua história! RECOMECE!
Não podemos voltar no tempo e mudar o nosso passado, porém, podemos recomeçar e refazer o nosso futuro!
Valorize as pessoas com que convive...
Seja verdadeiro com os outros e, principalmente, consigo mesmo...
Faça as escolhas certas, para que você seja um agente transformador! Sorria, mesmo que os outros ao redor estejam desconfiados! Irradie alegria em vez de críticas!
Como você pensa, assim você é!
Sendo assim, pense coisas boas das outras pessoas e situações! Assuma o risco de fazer esta mudança em seu coração! Tudo ficara melhor!
E por mais difícil que seja acreditar depois de tudo o que pode ter acontecido com você, saiba que o Senhor jamais lhe desamparará!
Permita que Deus pinte uma nova tela em sua vida, afinal em suas mãos esta um toque especial para aqueles que se sentem feridos e cansados de tudo...

Nenhum comentário: