terça-feira, 10 de maio de 2011

O efeito Salcocalete...


















Hoje estava conversando com uma pessoa maravilhosa, falamos sobre diversos assuntos, porém, num dado momento, ela mencionou algo que não passou despercebido...
Ela mencionou que tinha tomado uma coca...
Para muitos, isto não é nada demais, mas para mim, coca-cola me traz muitas recordações...
Por muito tempo, alguém que tomava coca-cola era considerado alguém de quem eu deveria manter distância. Por quê?! Porque trabalhei muito tempo da minha vida na Ambev.
E coca-cola era inimigo!!!
Era a macaca!!!
Posso dizer que durante os anos que trabalhei com bebida, cresci muito como pessoa e como profissional. Conheci o doce sabor da vitória e o amargor da derrota...
Foram anos incríveis, com altos e baixos!!! Muito aprendizado, informações e novidades para alguém que estava começando sua vida organizacional.
Porém, foi lá que também aprendi a cultivar uma raiva crescente por quem trabalhava na concorrência. Não admitíamos quem tomava coca! Se algum de nós bebesse algo de outra empresa, talvez fosse motivo para ser demitido. E a macaca era a pior de todas!!!
Inconscientemente cultivávamos a intolerância.
Tudo isto hoje é passado, mas as recordações daqueles dias me fazem enxergar o quanto fui inocente em aceitar que esta filosofia de trabalho, moldasse o meu modo de ver o mundo.
Parece bobagem, mas isto me tornou preconceituoso. Não aceitava com facilidade o que era diferente! Era mais fácil apenas não querer conviver com estas pessoas, fosse apenas pelos seus pensamentos, crenças, modo de agir ou por quem elas eram...
E este é o grande desafio da vida...
Amar e respeitar ao próximo como gostaríamos de ser amados e respeitados, apesar das diferenças que existem entre nós...
Este é o maior mandamento que nos foi dado...
Pois como podemos dizer que amamos a Deus a quem não vemos se não conseguimos amar alguém que muitas das vezes está ao nosso lado?!
Dizemos que amamos, mas vivemos em eternos conflitos!
Abraçamos aos outros socialmente, enquanto que, o preconceito abraça nosso espírito permanentemente...
Não permita que esta semente cresça dentro do seu coração...
Nem sempre o amor é preto e branco...
Sendo assim, não seja egoísta ao ponto de pensar que só você está certo...
Valorize aos outros apesar das diferenças...
E quando isto for uma verdade em sua vida, você será a pessoa mais diferente que existirá...
Por que?! Porque poucos são aqueles que são verdadeiros diante dos outros!!!
Ouse ser diferente!!! Seja AUTÊNTICO!!! É isto que nos faz sermos únicos!!!
Quanto a minha amiga, ela pode continuar bebendo coca...Afinal, a beleza de uma amizade esta em reconhecer as diferenças que poderiam nos afastar e mesmo assim querer estar perto...
Este é o efeito Salcocalete!!!

NAquele que nos ama apesar dos nossos defeitos e diferenças!

Um comentário:

Eu, Dona de casa disse...

Salcolete?

Otimo texto!
Bju!