sábado, 9 de junho de 2007

Os Quatro “Eu”!!!


A melhor hora do dia para mim é acordar. É muito bom abrir os olhos e perceber a graça que Deus me concede de viver mais um dia após uma noite de sonhos. Um pouco confuso, ainda embriagado pelo sono, vou deixando a realidade se fazer presente através do brilho do sol que invade o meu quarto pela janela e do toque “soneca” do meu celular. É hora de levantar!!! À proporção que os minutos se passam, faço minha devocional, preparo o meu café da manhã e ligo a TV para ver o que está passando. Mudando os canais, achei muito interessante a cena do desenho “O laboratório de Dexter” que estava passando no Cartoon Network. Dexter, desejoso de saber como seria o seu futuro, cria uma máquina do tempo e viaja pelo mesmo, conhecendo os seus “Eu” na juventude, na maturidade e, por fim, na velhice. Todos conhecem este tipo de história, porém, diferente de todas as histórias de viagem no tempo que já tenham visto o que me chamou a atenção em particular para esta, foi o final do episódio, quando os quatro “eu” de Dexter estão reunidos e começam a agradecer, um ao outro, por tudo o que fizeram por si. A criança agradecendo ao jovem por ter sido fiel aos seus sonhos, este tendo orgulho pela perseverança e determinação do homem, mesmo diante das adversidades, aos seus propósitos e, finalmente, o idoso confessando à todos a alegria de ter sido sempre uma criança. Quando o desenho acabou, parei um pouco para refletir e pensar, caso fosse possível, o meu encontro com a criança, que um dia eu fui, com o homem maduro e o idoso que um dia eu serei. Teria eu motivos para agradecer e receber a gratidão deles? Será que o idoso olharia para mim e me parabenizaria pelas as escolhas que fiz hoje? A criança que um dia teve sonhos, ficaria feliz com o homem que um dia irei ser?
A vida humana para muitos, enquanto vivida, é um turbilhão de ilusões que se fazem e se desfazem...sem lógica, sem sentido e sem previsão. Nascem, crescem e morrem, tendo, eventualmente, momentos de prazer e satisfação. Diante disto, uns, procuram vivê-la intensamente, sem pensar no amanhã, ao passo que os demais, vivem e vegetam sem a menor noção do que está acontecendo. Porém, entre os dois extremos, existe uma pequena porta, que assim como uma máquina do tempo, nos mostra o passado, revelando o sentido do presente e nos assegurando do futuro .“Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. 2 Mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas.3 A este o porteiro abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas ovelhas, e as conduz para fora.4 Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz;5 mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.6 Jesus propôs-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas (...) 9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá, e achará pastagens.” (João 10:1-7,9). É esta porta que nos conduz a um futuro promissor “Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, ‘ planos de fazê-los prosperar e não lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. ’” (Jeremias 29:11). Diante do conhecimento desta porta, é irresistível não querer mais fazer parte da maioria que navega na ignorância, perdidos numa vida sem sentido. Antes, somos tomado pelo desejo de ser um dos poucos que mergulham na profundidade de uma existência plena. Sei que posso até parecer um pouco presunçoso e metido a besta, mas quando paro para pensar que “eu” existo e que jamais deixarei de existir, ou seja, que há um plano maior, a eternidade, o sentido da vida, como muitos imaginam, seja no aspecto financeiro, emocional, profissional, estético, etc., se torna irrelevante. Temos antes, de achar a porta, “ Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:6-9)
A vida não se resume em manter a beleza e a juventude ou ter poder, riqueza e ser bem quisto pela sociedade. Se a vida de uma pessoa se resume a apenas isto, as únicas coisas que elas irão encontrar por detrás destas portas são tristeza e insatisfação, pois o muito que conseguirmos com elas, nunca será o suficiente.
De minha parte, estou me redescobrindo, bem como, os planos de Deus para minha vida, que por sinal, são maravilhosos, como o salmista mesmo afirma “Senhor meu Deus! Quantas maravilhas tens feito! Não se pode relatar os planos que preparastes para nós! Eu queria proclamá-los e anunciá-los, mas são por demais numerosos” (Salmos 40:5). Diante deles, tenho aprendido a curtir este período que Deus me concedeu em existir, pois tudo o que hoje fazemos, todas as nossas opções se refletem na eternidade. Por isso, temos de pedir sempre discernimento a Deus em nossas escolhas, para viver do jeito que Ele espera que nós venhamos a viver, driblando as críticas e censuras dos demais que desconhecem o prazer de conhecer e servir ao Senhor. Eu sou sincero em confessar que fiz muita burrada ao longo destes 31 anos e que ainda farei algumas, que fui arrogante, intolerante, fatos dos quais me arrependo mas que, aos meus olhos pareciam certos. Porém, o meu desejo é chegar ao fim dos meus dias e olhando para trás, agradecer à todos os meus “eu” por minhas escolhas e pela vida que tive aos pés do Senhor. Lembrando que nunca é tarde para mudar o nosso caminho e encontrar a verdadeira porta do sentido de nossa existência. Sendo assim, pare um pouco e reflita sobre quem um dia você foi quando criança, seus sonhos e desejos, quem é hoje você e quem um dia você deseja ser...Quando paramos para analisar estes fatos percebemos o quão importante eles são para compreendermos o nosso papel e nossas escolhas ao longo do caminho da vida, nos revelando se estamos ou não distantes dos caminhos e planos que Deus tinha para nós...
A vida é como uma gota de água no oceano da eternidade. É breve. Sendo assim, qual a vida que você tem e que almeja ter?

Deus os abençoe!!!

Marcus Aranha

Nenhum comentário: