Qual foi o momento de sua vida em que você se sentiu realmente vivo? Qual foi o momento de sua vida em que você se sentiu realmente realizado? Qual foi o momento de sua vida em que você se sentiu realmente feliz e humano?
Talvez tenha sido quando você atingiu a meta de vendas do mês e iria ganhar uma “gorda” comissão, talvez tenha sido aquele momento em que você passou no vestibular superando todas as dificuldades, talvez tenha sido o nascimento do seu filho.
Eu acredito que uma dezena de momentos “felizes” estão passando por sua cabeça nesse momento, porém, quando penso nestas questões, a primeira coisa que vem a minha mente é lembrar de pessoas generosas e solidárias como Barnabé que ofertou sua propriedade em favor da comunidade cristã (At 4:36,37). Alguns podem pensar em milionários filantropos dos nossos dias, como Bill Gates que recentemente anunciou que deixaria boa soma de sua fortuna pra organizações filantrópicas, sem levar em consideração os milhões de dólares que já doou, ou em outros homens que fazem parte de nossa história. Mas eu queria falar de pessoas que desconheço o nome e de outras que fazem parte de nossa comunidade. Para quem não sabe, recentemente sofri um acidente de moto e para minha alegria, quão grande foi a solidariedade das pessoas comigo. O interessante é perceber que, muitas passam ao longo do caminho apenas curiosas pelo que houve e não param, outras até param, mas ficam inertes, crentes de que nada podem fazer, porém, outras poucas, se predispõem mesmo não sabendo muito o que e como fazer, mas se colocam a disposição, seja para consolar, para animar e dizer que tudo vai passar; tudo vai ficar bem, para orientar e tomar as decisões necessárias, etc. Assim foi comigo na tarde de sábado, deitado naquele asfalto, cercado por olhares distantes de muitos, apenas curiosos pelo acidente, pude perceber o carinho e a solidariedade de irmãos, como Marco, Yuri, Ceará e Paulinho que de imediato foram me ajudar no que fosse preciso, mas também, de pessoas desconhecidas, que estiveram comigo o tempo todo. Pessoas que não irei mais ver, mas que me marcaram profundamente, pois é nestas horas, que a solidariedade, característica que deveria fazer parte de todo cristão, fala mais alto às pessoas sensíveis ao espírito. A verdadeira solidariedade, não é um acontecimento isolado, antes vem do coração e permeia todas as áreas de nossa vida, no tocante ao nosso tempo, dinheiro, talento e posses.
Para tanto, precisamos, primeiramente, sermos gratos por tudo o que temos. É difícil pensarmos, nos outros quando achamos que não temos tudo. É preciso ter um espírito de contentamento para com Deus. Em segundo lugar, é preciso colocar o outro em prioridade, assim como Cristo nos ensinou (JO 13:34). Em terceiro lugar, considere o seu tempo e dinheiro um recurso dado por Deus para cumprimento prático deste mandamento. E por fim, desenvolva o hábito de se doar. Cristo foi o nosso maior exemplo (Fp 2:5-8). Lembram-se de Barnabé? Ele sabia o que realmente dava sentido a vida, ele sabia o que era ser um homem realizado. Ele sabia se doar, pois se não fosse por este espírito generoso, solidário, doador, jamais teríamos conhecido um dos maiores evangelista, senão o maior, Paulo. Este, de certo modo, ainda que rejeitado pelos seus irmãos cristãos (AT 9:26), pelo medo e temor de sua pessoa, foi acolhido por um desconhecido. Pois Deus, felizmente, providencia pessoas em sintonia com o seu Espírito e Missão. Pessoas voluntárias. Pessoas que não precisavam parar para ajudar, mas esse era o seu desejo. Seu nome...Barnabé. (At9:27)
Hoje, você tem a oportunidade de fazer o mesmo...Doar-se é o fato mais importante de nossas vidas!!! Pode ser outro Paulo, Maria, Cavalcante...eu não sei, mas com certeza, ele esta bem perto de você!!!
Deus os Abençoe,
Marcus Aranha
Nenhum comentário:
Postar um comentário